segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Preservação

Questionar o modo como se pensa de forma a melhor adequá-lo à realidade das coisas não é um simples exercício de estilo, mas a condição necessária para compreender e melhor agir.

O concretizar de muitos dos nossos objectivos pode implicar o substituir do natural pelo fabricado, finito esquecer noções elementares como o carácter ou irreversibilidade ou incluir por vezes, até inadvertidamente, ideias como degradação e mesmo destruição.

Cada uma das nossas actividades deixa uma marca específica no local onde a exercemos e daí a importância do modo como actuamos. A forma de resolver a mais simples das banalidades ou a mais complexa das tarefas contribui para o encontrar de soluções ou para o agravar de problemas já existentes.

O caminho a percorrer até à generalização de um clima de sensibilização relativamente aos problemas de conservação da natureza é longo e difícil exigindo um esforço concertado no sentido de se superarem as hesitações, se ultrapassarem certas barreiras institucionais e se disciplinarem os múltiplos interesses em presença.

(rebuscado algures).